.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Araruama
Um tour pela cidade-modelo



Dentre as cidades que mais crescem no país, está Araruama. Projetos de renovação e valorização urbanística elevaram o índice de qualidade de vida, garantido também pela reforma no ensino, fazendo de Araruama um modelo para o país. Esse clima de progresso inspira os habitantes e todos os que visitam a cidade, que percebem a atuação do poder público até nos mínimos detalhes: em cada cantinho da cidade, encontramos letreiros de incentivo à leitura, mensagens de hospitalidade aos turistas, slogans incentivando educação e cidadania, e até mesmo de exaltação à cidade. 

Entrando na cidade, o visitante decerto irá se deparar com uma das muitas praças de Araruama. A Praça da Bíblia, no Centro, atrai todos os que buscam uma cafeteria/livraria cercada de um clima ameno e uma paisagem encantadora, onde se destacam rústicos banquinhos de madeira e um lago com chafariz.

A alguns metros da Praça da Bíblia, está um complexo de qualidade de vida, lazer e cultura: Manoel Fernandes Ribeiro, um espaço amplo, renovado, de inquestionável riqueza paisagística e de grande valor cultural. Além de sediar diversos eventos culturais, abriga a Tenda do Saber, Biblioteca e Teatro Municipal, uma Biblioteca Virtual 24h, piscina coberta e aquecida, academia popular, salão de dança ao ar livre, playground, teatro de arena, banheiros (divididos para adultos e crianças), fraldário, espaço do artesão, floricultura e restaurante.

O turismo da cidade concentra muito mais que praças, complexos de lazer-cultura e centros esportivos. Há uma riqueza histórica presente em fazendas, construções coloniais e igrejas. Araruama também se caracteriza por um turismo rural, que transforma chácaras, sítios e ranchos em ótimas atrações turísticas.

Outro lado turístico está no litoral. Além de praias oceânicas, a cidade está localizada às margens da Lagoa de Araruama, a 2a maior lagoa natural do mundo. 

Para entender um pouco sobre esse complexo litorâneo, deve-se atentar para o seguinte: com o passar dos anos, formou-se uma faixa de areia que aprisionou águas do oceano atlântico formando uma lagoa. Essa faixa arenosa é a restinga de Massambaba, onde está localizada uma área de preservação ambiental. Ao sul da restinga, está Praia Seca, um distrito de Araruama que abrigas as praias de Massambaba e Vargas (águas agitadas, faixa de areia extensa, muito procurada por surfistas). Ao norte da restinga, está a Lagoa de Araruama (águas calmas, rasas, faixas de areia mais escuras e menos extensas). É ao redor dessa famosa lagoa que praias lacustres contornam outras cidades como Iguaba Grande e Iguabinha, além de São Pedro de Aldeia.

Geografia à parte, o importante é ter em mente que Araruama oferece uma variedade de opções aos que adoram praias. Seja em busca do agito das praias oceânicas, ou de um clima mais ameno de praias lacustres, a cidade é palco dos mais diversos complexos hidrográficos, acompanhados de cenários aprazíveis: clima tropical, mata atlântica e o sol característico da Região dos Lagos. 
Outra particularidade de Araruama está em Praia Seca: as Salinas. A alta salinidade da Lagoa, aliada ao sol forte e à captação dos ventos pelos moinhos, permite a cristalização do sal que evapora, formando dunas que protagonizam um dos cartões postais da cidade.

Diversas opções de turismo, qualidade de vida e revitalização urbanística são algumas marcas de Araruama, todas as garantias de uma viagem imperdível!



Atenção: 
- Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.

Mais sobre Araruama:
.


Você já esteve em Araruama? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker