.

Niterói
Qualidade de Vida



A Baía de Guanabara é sem dúvida um dos maiores símbolos do Rio de Janeiro. Ao atravessá-la, seja por meio de uma agradável passeio de barca ou catamarã, seja pela ponte (Rio - Niterói), encontramos uma das cidades de maior índice de qualidade de vida do Brasil: Niterói.

Bairros pequenos facilitam a integração da cidade, o que acentua o clima anfitrião e amigável.

A tradicional Universidade Federal Fluminense possui unidades em vários pontos, e atrai estudantes de todos os lugares, que buscam não apenas ensino de qualidade, mas também o ótimo padrão de vida oferecido pela cidade. Como se percebe, Niterói é uma cidade jovem, cheia de oportunidades, que cresce cada vez mais.

Outros aspectos da cidade são as belezas de muitas paisagens, as diversas opções de lazer, saúde e cultura, como descrevemos adiante.

A praia de Boa Viagem está localizada numa posição privilegiada: beira o encantador Caminho Niemeyer, através do qual encontramos a passarela de cimento que leva a uma ilha, onde se ergueu a capela de Nossa Senhora de Boa Viagem, que data do século XVIII e é cercada pelas ruínas do Forte. Mais adiante, encontramos uma das obras majestosas de Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea, que completou 10 anos em 2006 (ingressos a R$4,00 – horário de funcionamento: teça a domingo, de 10h às 19h).

Seguindo em direção a Icaraí, encontramos uma das praias mais badaladas, beirando restaurantes, bares, lojas e prédios luxuosos, o que dá a impressão da urbanização à beira-mar. No calçadão, o clima é de esportes, caminhada, passeios a pé ou bicicleta, enfim, o lazer se une à saúde, avistando-se, ao fundo, alguns cartões postais cariocas do outro lado da baía: o Pão de Açúcar e o Corcovado. 

Após Icaraí, está outra área nobre de Niterói, São Francisco. Um bairro residencial, cujo interior encanta os visitantes com belos casarões numa área muito arborizada. Direcionando-se à orla da praia, uma concentração de restaurantes, bares e boates a tornam uma das melhores vidas noturnas. E o clima tão agradável da noite também se faz presente de dia, quando a beira-mar exibe seus coqueiros e quiosques, num calçadão largo e extenso, ótimo para um cooper ao entardecer. 

Vizinha de São Francisco, Charitas também possui águas calmas e sem ondas, atraindo inúmeros velejadores, mas destaca-se principalmente por ser um local de pouso natural para quem pratica vôo livre.

Saindo da Baía de Guanabara, a região oceânica de Niterói apresenta lindas praias, numa área que se encontra em crescente expansão. A primeira dela é Piratininga, que se divide em duas partes: praião (ondas fortes, orla repleta de bares, quiosques e jardins) e prainha (águas calmas, de onde se observa a Pedra da Baleia e Ilha do Veado, e, ao fundo, a Lagoa de Piratininga). Em seguida, Camboinhas (águas esverdeadas e cristalinas) atrai os amantes da pesca de arremesso. Adiante, única praia de águas calmas dessa região, Itaipu se caracteriza pelas muitas barracas e colônia de pescadores. Finalizando a costa, Itacoatiara é considerada a mais paradisíaca, com uma vegetação exuberante, cercada pela Pedra de Itacoatiara e Pedra do Elefante. Destina-se aos surfistas, que aproveitam as fortes ondas e se organizam em campeonatos estaduais. 

É incontestável a variedade de praias em Niterói. Mas há ainda a opção de praças, parques e reservas ecológicas para os que buscam maior diversidade e contato com a natureza. O Parque da Cidade é uma ótima opção para quem deseja uma vista panorâmica da região oceânica. Há também o Campo de São Bento abriga todo um clima familiar, com opções para crianças (plays, pista de patinação, biblioteca infantil), idosos (quiosque da terceira idade) e todos que buscam um simpático e agradável clima de pracinha (chafariz, lagos, flora diversa). 

Não podemos deixar de mencionar toda a riqueza política e cultural que permeia a cidade, desde conjuntos arquitetônicos (Palácio Araribóia, Praça da República, Palácio da Justiça, Biblioteca Pública Estadual) até centros culturais, fortes, fortalezas e igrejas. Dentre as mais famosas, citamos a Basílica, a de São Francisco Xavier, a de Nossa Senhora da Boa Viagem e de São João Batista. 

Como se percebe, Niterói é uma cidade privilegiada; preenche quesitos importantes que determinam elevados índices de IDH. Uma prova disso são alguns dados do censo demográfico: 95% da população acima de 5 anos é alfabetizada, taxa de crescimento da favela, no morro do ingá, por exemplo: - 4,13%, abastecimento de água: 80% (sendo que lugares como Gragoatá e Boa Viagem alcançam 100%), rendimento dos chefes de domicílio: média de 15 salários (sendo que há áreas que alcançam 28). 

Em conclusão, uma cidade jovem, segura, limpa, bonita, repleta de praias e parques, de inquestionável riqueza histórica, política e cultural, um turismo de qualidade, uma vida noturna para todos os gostos, ou seja, todos os motivos para você não deixar de conhece-la. 

 
Por:
Camila Sales
(redacao@viagem10.com.br)


Atenção: 
Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.


Mais sobre Niterói:
.


Você já esteve em Niterói? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker