.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Nova Friburgo
Escolha seu circuito



Clima frio típico da serra, gastronomia de primeira, natureza encantadora e todo o aconchego de uma charmosa cidade, que preserva em seus recantos o que há de mais admirável da cultura européia. Assim é Nova Friburgo, uma cidade que se originou a partir da colonização suíça, ocupada posteriormente pelos alemães (e outros imigrantes europeus), consagrada atualmente, como mais uma riqueza brasileira.

Situada em meio a serras, a cidade reúne uma bela natureza, onde rios atravessam montanhas, formam cachoeiras, margeiam bosques e campos, integrando as mais admiráveis paisagens. Aliando-se a impressionantes formações geológicas, como picos e pedras, tem-se os circuitos turísticos, através dos quais é possível conhecer as várias faces da cidade: o turismo rural (circuito Ponte Branca); as áreas nobres em meio à natureza privilegiada (circuito Caledônia); o parque das Furnas, onde se localiza a pedra do Cão Sentado (circuito do Cão Sentado); a gastronomia (circuito Sabor Mury); o pólo industrial de lingeries (circuito Moda Íntima de Olaria); o coração da região serrana entre Teresópolis e Friburgo (circuito Tere-Fri) e o centro histórico (circuito Caminhadas do Centro), além da arte local (circuito do artesanato) e do ecoturismo que se desenvolve entre Lumiar e São Pedro da Serra.

Fazendas permitem uma integração com a vida rural. Cavalgar, conhecer as plantações e criação de animais, percorrer os campos e banhar-se nos rios são as atrações de Ponte Branca, uma reunião de propriedades rurais que oferecem diversas opções de hospedagem e passeios.

Já em meio a cordilheiras, pedras e picos, Caledônia reúne também as melhores opções de arte e gastronomia. Culinária dos mais diversos países se concentram em aconchegantes restaurantes serranos, integrando cenários de jardins, ateliês, exposições e esculturas artesanais. 

Mas se a preferência for por belezas naturais como cachoeiras, trilhas e monumentos rochosos imponentes, o Parque Furnas do Catete é a melhor opção. É nele que se localiza a Pedra do Cão Sentado, uma das particularidades da cidade. Outra atração é a Cachoeira Véu da Noiva, que integra a floresta de pontes, grutas, mirantes e as mais belas paisagens.

Para apreciar as mais diversas culinárias, nada melhor que o circuito gastronômico Sabor Mury, onde as tradicionais receitas européias, os deliciosos pratos regionais e todas as maravilhas das delicatessens, com finos doces, queijos, chocolates e amanteigados, são reunidos num complexo de lojas e restaurantes.

Sabendo que a Friburgo é a capital da lingerie, não há como deixar de passar pelo circuito Moda Íntima, seja no bairro de Olaria ou no circuito Ponte da Saudade, junto à rodoviária, onde é possível encontrar diversas lojas de fábrica, com uma enorme variedade de preços e modelos, dentre a moda feminina, masculina e infantil.

Na área cultural, a cidade concentra as maiores riquezas no Centro Histórico, pelo qual se realizam caminhadas incansáveis. Teatros, museus, Country Clube, parques, praças, Casa do Barão de Nova Friburgo, Centro de Documentação Histórica Pró-memória, Colégio Anchieta, Espaço das Artes, feiras de artesanato... todos merecem sua visita durante o passeio. Dentre os prediletos, está a Praça Getúlio Vargas e o passeio de teleférico, o maior do país, que leva até o Morro da Cruz.

Concentrando as mais diversas formas de arte, o circuito de Artesanato reúne uma linda variedade de peças: tapeçaria, arte em lã, linha, retalhos e couro, xilogravuras, pátina em madeira, artesanato em biscuit, porcelana, santos barrocos, peças em tear, decoração através de velas, mosaicos e retalhos, calçados, moda e acessórios, nos mais variados estilos e materiais. 

Estendendo a viagem, vale a pena conhecer as muitas belezas dos arredores da cidade. Através do circuito Tere-Fri, é possível se aventurar pelos caminhos que levam até Teresópolis. Uma das maiores atrações é o Jardim do Nêgo, onde foram esculpidas esculturas nas encostas da propriedade rural. Na verdade, trabalhos em barro são encobertos por musgos, compondo um verdadeiro atelier natural. Outras cidades são Lumiar e São Pedro da Serra. Separadas por apenas 4 km, ambas impressionam com uma das mais lindas naturezas, seja cavalgando nas colinas de Lumiar ou banhando-se nas águas cristalinas dos rios de São Pedro da Serra.

Seja para passar um fim de semana, ou umas férias de 15 dias, o que não falta são opções de passeio em Nova Friburgo. Natureza, arte, gastronomia, cultura e muitas particularidades, escondidas em meio aos mais lindos cenários, ou nos cartões postais que a divulgam pelo mundo inteiro.



Atenção: 
- Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.

Mais sobre Nova Friburgo:
.


Você já esteve em Nova Friburgo? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker