.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

Quinta da Boa Vista 
O quintal da família real



No bairro de São Cristóvão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, está localizado um parque público que reúne muita beleza paisagística e um enorme valor histórico.

Antiga residência da família real e, mais tarde, imperial, a Quinta da Boa Vista é o resultado de muitas obras e reformas de paisagistas e arquitetos franceses e ingleses, que transformaram a antiga fazenda jesuíta em uma linda propriedade, onde Dom João VI viveu e deixou mais tarde para Dom Pedro e seus descendentes.

Com o advento da República, a área se transformou num parque público. Destinado a piqueniques, caminhadas, horas de descanso e distração, é uma ótima opção de lazer para todas as idades. 

Um cenário lindo, de muito verde, verdadeiramente amplo, que se desdobra em colinas, lagos, grutas, pontes e cascatas...todas as características românticas e inquestionavelmente adoráveis. Jardins em torno dos quais se ergueram estátuas e bustos se transformam em pracinhas, banquinhos convidam os visitantes a se sentarem e apreciar toda a harmonia do local, onde árvores se organizam em torno de alamedas e construções de enorme valor histórico, como o Museu Nacional, antigo Paço de São Cristóvão.

Uma ótima sugestão para quem não quer deixar de conhecer nenhum cantinho da Quinta é realizar o passeio de trenzinho, que percorre todo o local, convidando o passageiro a imaginar que toda aquela enorme área poderia ser sua residência pessoal, como um dia foi da família real.

A Quinta, atualmente, atrai os que desejam praticar exercícios (correndo, caminhando ou andando de bicicleta) ou apenas descansar na sombra de uma árvore. Também é um ponto muito procurado pelas famílias que levam seus filhos para brincar e aproveitar as várias barraquinhas que vendem algodão doce, pipoca, lanches ou singelos brinquedos, similares aos das festas juninas.

Ao lado da Quinta, há um portão monumental, réplica do portão londrino da Sion House. Este é a passagem para o Jardim Zoológico, outra das muitas riquezas ecológicas do Rio de Janeiro.



 


  

 

Fotos por:
Diogo Albrecht
(redacao@viagem10.com.br)

Atenção: 
Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo que citada a fonte.
As informações contidas nesta matéria são resultado da visitação realizada pela equipe redatora. Contudo, há também referências adicionais obtidas através de materiais gentilmente cedidos pelo Centro de Informações Turísticas.


Pontos Turísticos:
.

Você já esteve na Quinta da Boa Vista? Comente!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker