.
Pousadas, Hotéis e Agências de Viagem do Rio de Janeiro

São Pedro da Aldeia
Mais que lindos balneários 



Cidade litorânea que guarda o ar colonial em construções e recantos pitorescos, São Pedro Da Aldeia reúne praias pacatas, riquezas históricas e balneários muito procurados.

No Centro, está localizada a capela do padroeiro da cidade: São Pedro. Há ainda uma praça (Dr Plínio de Assis Tavares) em frente a um Canhão do séc. XVI, ponto de encontro entre as mais diversas idades. Outra construção histórica é a Casa dos Azulejos, construída por escravos, atual palco de eventos (como a feira do livro) e a Casa da Flor, resultado do sonho de Gabriel Joaquim dos Santos, filho de escravo que utilizou pedras, cacos de vidro, conchas e búzios para dar forma a uma das mais excêntricas construções. 

No que se refere às praias da cidade, São Pedro oferece ótimas opções. Todas fazem parte da Lagoa de Araruama, propícia a esportes náuticos (caiaque, windsurfe) e pesca. Os balneários lacustres também abrigam diversas salinas, já que a alta salinidade da lagoa favorece a extração de sal, atividade predominante na economia local.

O litoral de São Pedro se inicia no final de Iguaba Grande, delimitado pela Praia do Sol. Uma praia realmente pequena que conta com quiosques por toda a orla, sendo muito procurada para a pesca de arrastão. Logo em seguida, está localizada a praia central da cidade, Praia de São Pedro, caracterizada por abrigar quadras de esporte e proporcionar passeios de barco pela Lagoa de Araruama. Adiante, estão as praias do Porto, Ponta da Areia (orla residencial, caracterizada pelas amendoeiras e o gramado que se une à areia), Baleia (sem faixa de areia, funciona como empório da pesca, repleto de embarcações pesqueiras e redes) e Caparebas (orla beirada por condomínios, águas clamas e faixa de areia pequena).

Depois dessas praias, inicia-se o contorno de uma enseada. Inicialmente, uma extensa faixa de belas casas de veraneio constitui o Balneário de São Pedro. Águas mornas, transparentes, ótimas para o banho fazem parte dessa linda praia, repleta de conchas, numa área que abriga os mais diversos animais marinhos, como tainhas, lagostas e mariscos. 

A mencionada enseada é composta pelas praias Linda, Da Teresa e Sudoeste. A primeira faz jus ao nome: um cenário cinematográfico compreende belíssimas casas, coqueiros, amendoeiras, águas límpidas, mornas e calmas que convidam a um mergulho refrescante. Perfeita tanto para banhos quanto esportes náuticos. A Praia Da Teresa acompanha o mesmo cenário, sendo uma das mais procuradas para prática de windsurfe e caiaque. Finalizando o litoral da cidade, a Praia do Sudoeste é uma das mais freqüentadas. Diferencia-se pela maior profundidade da praia, que mantêm águas tranqüilas e uma faixa extensa de areia fina.

Como se pode perceber, São Pedro da Aldeia reúne cenários aprazíveis, seja em cada pedacinho do Centro Histórico, seja em cada praia de seus balneários. Uma opção para os que buscam tranqüilidade, acompanhada de uma arquitetura encantadora e do ar hospitaleiro típico de cidadezinhas litorâneas.



Atenção: 
- Proibida a reprodução integral ou parcial de textos e imagens, para uso comercial, editorial ou republicação na internet, sem autorização mesmo 
que citada a fonte.
.

Mais sobre São Pedro da Aldeia:
.


Você já esteve em São Pedro? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

eXTReMe Tracker