.

Teresópolis
Um tesouro geológico 



Uma viagem a Teresópolis encanta o turista antes mesmo que ele chegue à cidade. Exatamente! A verdade é que a beleza da viagem começa já na estrada. Há quem diga que dirigir deixa de ser cansativo e estressante quando se está nessa região; que, muito pelo contrário, se torna relaxante. 

Isso é bastante compreensível quando se percebe que paisagens exibem a mais exuberante vegetação ao longo das serras que compõem o relevo da área. Quem se dirige a Teresópolis, tem a verdadeira impressão de que está no meio da montanha, cercado de pinheiros, árvores exóticas e flores que se reúnem em buquês, criando jardins no meio da floresta.

Entrando na cidade, avista-se primeiramente o centro. Dentre igrejas (como a de Santo Antônio), praças, fontes (Judith), cascatas (dos Amores), casas culturais e feiras de artesanato (Feirarte), o que se observa é um alto grau de urbanização, deixando a impressão de que ainda se está na metrópole. Edifícios, construtoras, lojas e mercados, trânsito mais intenso...Mas esse cenário se modifica conforme nos distanciamos do Centro.

A paisagem densamente arborizada se torna mais presente. Nesse sentido, encontramos o Parque Nacional Serra dos Órgãos, uma atração imperdível para quem deseja apreciar a Mata Atlântica numa agradável caminhada, ou talvez se sentir renovado com os banhos de cachoeira. Os mais aventureiros podem contratar um serviço de guia e percorrer mais de 40 km de trilhas até Petrópolis, uma caminhada de 3 dias.

Mais adiante, um dos mais esplêndidos mirantes do Rio de Janeiro atraem turistas de todo o mundo: o Pico do Dedo de Deus. Muito mais que um ponto de interesse geológico, esse acidente geográfico parece mais uma escultura feita pelo homem, dada a perfeição do formato, que lembra perfeitamente uma mão com um dos dedos levantados. Nesse mirante também se contempla a beleza das cordilheiras situadas entre maciços e a Serra do Mar... uma vista inesquecível!

É em Teresópolis que se concentram também luxuosos casarões, configurando uma das áreas mais nobres, repleta de pousadas requintadas, restaurantes refinados, além do Clube Comary e da Confederação Brasileira de Futebol. Sem dúvida, trata-se de uma região habitada por um público de elevado poder aquisitivo, que usufrui a mais completa tranqüilidade e beleza paisagística, expressa em ruas estreitas, limpas e de muito charme. 


Por:
Camila Sales
(redacao@viagem10.com.br)
Proibida reprodução sem autorização.


Mais sobre Teresópolis:
.


Você já esteve em Teresópolis? Comente sobre a cidade!


Publicidade:

 

.

eXTReMe Tracker